Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Desenvolvimento > Parcerias Público-Privadas > Notícias e Eventos > Notícias > Ministro destaca prioridades do PPA

Ministro destaca prioridades do PPA

publicado:  02/07/2003 19h08, última modificação:  12/06/2015 15h40

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, afirmou que o Brasil precisa reduzir sua vulnerabilidade externa e recuperar e ampliar a infra-estrutura. Essas são as prioridades do Plano Plurianual destacadas no seminário sobre Investimentos e Infra-estrutura e apoio ao Comércio Exterior - Instrumentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizado hoje (2 de julho) na sede da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília.
 
Para ficar menos vulnerável, o país precisa consolidar sua capacidade competitiva através do estímulo à produção. "Precisamos recuperar a competitividade e fazer com que o produtor deixe de ser um exportador eventual", afirmou o ministro. Em relação à infra-estrutura, uma das metas é a recuperação da malha viária, cuja falta de conservação contribui para o aumento do Custo Brasil. Para isso, é necessário viabilizar financiamentos mediante a parceria com o setor privado.
 
Mantega destacou que o BID será um dos atores do desafio de potencializar os investimentos em 2004. Uma de suas ações será a de fazer a securitização do Fundo de Investimentos em infra-estrutura. O ministro disse que diversos mecanismos, como a Parceria Público-Privada (PPP), serão adotados para a consolidação de parcerias e que a arquitetura financeira desses mecanismos ainda está sendo desenhada.
 
Para o curto prazo, o ministro afirmou que dentro de 40 dias serão implementadas medidas de uma agenda de desenvolvimento. O projeto tem como principais pontos a definição da política industrial e tecnológica. Essas medidas abrem caminho para retomada do desenvolvimento já em 2003, processo que, segundo Mantega, será acelerado no próximo ano.