SIMPLIFICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO
As relações de parceria entre o setor público e o setor privado são reguladas, em especial, pelas Leis nº 9.074, de 1995, e nº 11.079, de 2004, que estabelecem normas para concessões e permissões de serviços públicos e normas gerais para contratação de parceria público-privada, respectivamente.
Trata-se de um arcabouço legal consistente e consolidado quando se tratam de parcerias de grande vulto, uma vez que envolvem grande capacidade técnica e financeira tanto do Poder público concedente, quanto dos parceiros privados. Entretanto, concessões e PPPs de pequena monta não são comuns no Brasil e isso pode estar relacionado à estrutura legal existente ou à forma de sua aplicação.
Nesse sentido, encontra-se em elaboração cooperação entre o MPDG e o BID para estudar a legislação brasileira e comparada com as de outros países, jurisprudência e doutrina nacional para o tema, focando nas concessões e PPPs de pequeno porte. Busca-se, com isso, avaliar o arcabouço legal, sua aplicação e controle e compará-lo com as melhores práticas mundiais. Tal estudo poderá, inclusive, apontar propostas para simplificação regulatória e legal para concessões e PPPs de pequeno porte.