Portal SISP

publicado:  16/04/2015 18h07, última modificação:  16/04/2015 18h07

O Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) é a estrutura institucional do governo federal que visa o planejamento, a coordenação, a organização, a operação, o controle e a supervisão da área de Tecnologia da Informação (TI) em sua administração direta, autárquica e fundacional. Seu objetivo central é alcançar os objetivos previstos para a área de TI alinhados às ações governamentais, com mais eficiência, eficácia e economicidade no emprego dos recursos públicos previstos para área.

O SISP promove a integração e a articulação entre os programas de governo, projetos e atividades na definição de políticas, diretrizes e normas para a gestão dos recursos de TI. Estimula o uso racional dos recursos de tecnologia da informação, o seu desenvolvimento e aprimoramento, a padronização, a integração, a interoperabilidade, a normalização dos serviços de produção e disseminação de informações, de forma desconcentrada e descentralizada.

Por meio de sua Central de Serviços (C3S), o sistema atua em oito eixos temáticos centrais, sendo eles: governança de TI, padronização tecnológica, software público, contratações de TI, serviços de rede, segurança da informação, interoperabilidade e governo eletrônico, além de realizar o acompanhamento e melhoria da política de gestão de pessoas vinculadas à área de TI.

Integram o sistema, conforme previsto no Decreto 7.579/2011, mais de 210 órgãos do executivo federal, sendo a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) a unidade central do SISP.