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Resultados e Impactos

publicado:  23/06/2017 13h19, última modificação:  23/06/2017 13h19

DESBUROCRATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS E PROCESSOS
Os processos de trabalho foram revisados e seus fluxos estão sendo otimizados concomitantemente ao desenvolvimento do sistema, o que contribuirá para a redução do tempo de tramitação dos processos. Além disso, todos os atos de gestão serão executados diretamente no sistema, sem necessidade de utilizar outros sistemas ou formas de registro.

AUMENTO DA TRANSPARÊNCIA E CONFORMIDADE
As informações serão disponibilizadas em tempo real, de acordo com regras de negócio aderentes às diretrizes de controle, com trilha de auditoria.

INCREMENTO DA ARRECADAÇÃO
Diversos mecanismos e funcionalidades do sistema contribuirão para a ampliação da arrecadação patrimonial, a exemplo do parcelamento de dívidas, do controle para recuperação de créditos não lançados por suspensões administrativas e judiciais, bem como para impedimento da decadência de créditos patrimoniais.

MAIOR QUALIDADE E CONFIABILIDADE DOS DADOS E INFORMAÇÕES
A integração das bases de dados e a nova modelagem do sistema propiciará mecanismos de validação de dados e informações, aumentando sua qualidade e confiabilidade.

REDUÇÃO DOS CUSTOS COM MANUTENÇÃO DE SISTEMAS
Com a substituição dos sistemas atuais mantidos pelo Serpro (SIAPA, SPIUnet e CIDI/SARP) pelo SPUnet, prevê-se uma redução de aproximadamente R$6 milhões por ano com custos de manutenção de sistemas.

100% DE ADERÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE
A automatização dos processos e operações de contabilização patrimonial dos imóveis públicos federais no SPUnet atenderá às normas internacionais que regem a contabilização patrimonial, qualificando e aumentando a confiabilidade do Balanço Geral da União (BGU).

REFERÊNCIA PARA OUTROS ENTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Não só a solução tecnológica e o modelo de dados cadastrais, mas toda a experiência de desenvolvimento e implantação do novo sistema servirá (e já tem servido) como referência para outros entes públicos (governos estaduais e municipais) interessados na modernização da gestão dos seus respectivos bens imóveis públicos.

ELEVAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS PRESTADOS
Acesso fácil aos serviços disponibilizados pela SPU, dispensando deslocamentos dos cidadãos para as capitais dos estados da federação. Já estão disponibilizados na internet 24 serviços da SPU. Ainda em 2017 serão disponibilizados no Portal de Atendimento a totalidade dos serviços prestados pelo órgão.