Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Servidores no MP > Cargos e carreiras do MP

Apresentação

publicado:  10/06/2015 21h38, última modificação:  21/11/2019 13h15

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão apresenta entre suas atribuições, de acordo com o Decreto Nº 8.578, de 26 de novembro de 2015, a supervisão das carreiras de Analista de Planejamento e Orçamento (APO), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Infraestrutura (AIE), e do cargo isolado de Especialista em Infraestrutura Sênior (EIS). Ademais, como Órgão Central do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), o MP exerce ainda a gestão do cargo de nível superior de Analista em Tecnologia da Informação (ATI), pertencente ao Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).

Consoante o Decreto Nº 8.578, de 2015, a Secretaria de Gestão (SEGES) atua como órgão supervisor das carreiras de EPPGG, de AIE, e do cargo isolado de EIS. A carreira de APO é supervisionada de maneira articulada pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômicos (SEPLAN). O cargo de ATI, por sua vez, é gerenciado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).

Legislações e Progressão 

A progressão funcional (PGF) e a promoção funcional (PMF) dos cargos e carreiras de APO, EPPGG, AIE, EIS e ATI/PGPE, sua remuneração e as legislações correlatas podem ser consultados na publicação "Tabela de Remuneração dos Servidores Públicos Federais" disponível no Portal do Servidor Público.

Quantitativos 

A progressão funcional (PGF) e a promoção funcional (PMF) dos cargos e carreiras de APO, EPPGG, AIE, EIS e ATI/PGPE, sua remuneração e as legislações correlatas podem ser consultados na publicação "Tabela de Remuneração dos Servidores Públicos Federais".

Perfil das Carreiras e Cargos

Os dados quantitativos referentes às faixas etárias que compõem as carreiras de APO, EPPGG, AIE e dos cargos de EIS e à sua distribuição por sexo podem ser consultados na publicação "Boletim Estatístico de Pessoal", Seção "Servidores", Tabela "Quantitativo de Vínculos da Administração Pública Federal, por situação de vínculo, segundo o sexo - SIAPE" e Tabela "Distribuição % dos Vínculos de Servidores da Administração Pública Federal Ativos por grupos de idades (Faixa Etária)"

Analista de Infraestrutura
Analista em Tecnologia da Informação
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental
Analista e Técnico de Planejamento e Orçamento