Notícias
Videoconferência para gestores de RH discute reforma da previdência -
Brasília, 23/06/2003 - O Ministério do Planejamento e o Ministério da Previdência promoveram uma videoconferência para os gestores de Recursos Humanos dos órgãos públicos federais no auditório do Ministério do Planejamento em Brasília e transmitido pela TV Banco do Brasil em circuito fechado para todo o país. O objetivo era apresentar os principais pontos da Emenda 40 que trata da reforma do sistema previdenciário público e esclarecer as dúvidas dos gestores.
Participaram da reunião como palestrantes o Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Luiz Fernando Silva, o diretor do Departamento de Regimes Próprios de Previdência dos servidores, Delúbio Gomes e o diretor do Departamento de Regime Geral da Previdência, Geraldo Arruda.
Segundo o Secretário de recursos humanos do Ministério do Planejamento, Luiz Fernando Silva, existem muitas dúvidas entre os servidores sobre a questão dos direitos adquiridos, o que levou a um crescimento incomum dos pedidos de aposentadoria nos meses de fevereiro e março em comparação a igual período do ano passado. O Secretário disse que de uma média mensal de 500 aposentadorias registradas durante todo o ano de 2002, chegou-se a 1.036 pedidos de aposentadoria em fevereiro e 1.232 em março.
Com ações de esclarecimento aos servidores, esse número foi reduzido para cerca de 690 em abril, número que se manteve em maio. Por este motivo, disse o Secretário, é necessário informar o servidor e a videoconferência é um importante instrumento de diálogo e esclarecimento.