Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Relações de Trabalho > Notícias > Uso do Sistema de Administração de Serviços Gerais será ampliado

Notícias

Uso do Sistema de Administração de Serviços Gerais será ampliado

publicado:  16/04/2015 22h36, última modificação:  16/04/2015 22h36

Brasília, 01/02/2002 - O Grupo de Trabalho do SIASG - Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais - que estuda formas de universalizar a utilização do sistema informatizado de compras e contratações no governo federal - se reuniu pela primeira vez. Até o final de 2002, todos os órgãos federais, incluindo empresas públicas e sociedades de economia mista, assim como os poderes Judiciário e Legislativo, deverão operar o SIASG, hoje obrigatório apenas no Executivo.

O Sistema de Administração Financeira - SIAFI já foi interligado ao SIASG, através do módulo Minuta de Empenho, que gera os documentos de empenho (comprometimento de recursos orçamentários para pagamento de fornecedores). Isso evita a duplicidade de procedimentos, agilizando os pagamentos, além de permitir o controle gerencial sobre as despesas com licitações na administração federal.

O sistema também foi integrado às bases de dados da Receita Federal, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, FGTS e INSS. O procedimento permite verificar, em tempo real, se os fornecedores da administração federal atendem aos requisitos previstos em lei para a participação em licitações.

A reunião do Grupo de Trabalho teve representantes da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Comissão de Orçamento da Câmara Federal, Tribunal de Contas da União, Secretaria Federal de Controle e do SERPRO. Entre 18 e 22 de março o grupo se encontra de novo para discutir os aspectos estratégicos e os planos de implantação do sistema em cada órgão.

Já estão programadas uma série de apresentações do SIASG, e a primeira será no dia 4 de fevereiro, na sede do Supremo Tribunal Federal. No dia 7 a apresentação é para a equipe do Ministério da Defesa.