Notícias
Servidor terá comitê gestor da saúde
Brasília, 19/6/2009 - O Ministério do Planejamento instalou, na manhã desta sexta-feira, o Comitê Gestor de Atenção a Saúde do Servidor (CGSS), que tem como objetivo definir e gerir todas as ações voltadas para o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS). Além dos membros do comitê, participaram da solenidade de instauração o secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Francisco Gaetani, e o Secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva Ferreira.
Francisco Gaetani destacou que a saúde do servidor é um assunto muito importante para o governo e para todos os que trabalham no serviço público “O tratamento prioritário desta agenda, que é dado hoje pela Secretaria de Recursos Humanos, é uma forma diferente de se lidar com uma demanda reivindicada há muito tempo pelos servidores. Espero que o trabalho desse comitê seja um marco para a administração pública federal e que nos possibilite garantir o acesso à saúde para os nossos servidores, disse o secretário-executivo adjunto.
O secretário de RH, Duvanier Paiva, disse que a saúde do servidor é uma das prioridades da SRH e que tem conseguido materializar uma política que, durante muitos anos, foi negligenciada no serviço público. “Fico satisfeito em saber que estamos chegando a um novo patamar, que vem sendo idealizado pela SRH desde 2003. A saúde laboral é de extrema importância para garantir a qualidade de trabalho do servidor, afirmou Duvanier.
Ainda segundo o secretário, o comitê vai compartilhar o processo de materialização da política do servidor garantindo que o processo seja realizado de forma democrática, assegurada a participação de representantes de diversos ministérios.
O comitê conta com a direção de Sérgio Martins Carneiro, coordenador-geral de Seguridade Social e Benefício dos Servidores da SRH, além de representantes dos ministérios da Saúde, Educação, Previdência, Fazenda e da Casa Civil da Presidência da República.
Durante a primeira reunião, o grupo iniciou a análise propostas de regimento interno para o CGASS, de um Termo de Cooperação Técnica – que deverá ser firmado entre os órgãos públicos federais para construção ou montagem das primeiras unidades do SIASS – e das linhas gerais que integrarão a Comissão Interna de Saúde do Servidor (CIS).