Notícias
Reajustes concedidos em 2003 corrigem distorções salariais de servidores
Brasília, 8/6/2005 - O governo federal vem trabalhando nos últimos dois anos para corrigir distorções salariais dos servidores públicos deixadas pela administração passada. Segundo o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, antes do governo Lula, algumas categorias foram privilegiadas em detrimento de outras.
O que o governo está adotando agora é uma política de reajuste diferenciado. No caso do INSS, as negociações de 2003 resultaram na reposição de 47,11%, que será concluída em dezembro deste ano, quando os servidores receberão a quarta parcela do acordo. No pagamento deste mês, eles receberam 9,5% a mais correspondentes à terceira parcela."Nós temos uma política de reajuste diferenciado. A idéia é corrigir distorções que o governo anterior deixou que privilegiou certas categorias e deixou outras completamente abandonadas, como é o caso dos servidores do INSS, da Seguridade Social e do Trabalho", explicou Mendonça.
Sérgio Mendonça ressalta que o impacto das negociações realizadas com os servidores federais nos últimos dois anos totaliza R$ 8,6 bilhões no orçamento da União. A orientação do governo para as próximas negociações é de que sejam centralizadas e contemplem os servidores como um todo.