Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Relações de Trabalho > Notícias > Qualidade nos gastos com capacitação é meta da SRH

Notícias

Qualidade nos gastos com capacitação é meta da SRH

publicado:  16/04/2015 22h37, última modificação:  16/04/2015 22h37

São Bernardo do Campo/SP, 2/4/2009 – Dar mais qualidade aos gastos com capacitação e criar mecanismos para desenvolver as habilidades, o conhecimento e a qualidade do trabalho do servidor público federal é uma das metas da SRH.  Esta necessidade foi citada pelo coordenador-geral de Desenvolvimento de Pessoas da secretaria durante o painel “Gestão por Competência e Avaliação de Desempenho, na Etapa Sudeste 2 da Conferência de Recursos Humanos, que ocorre desde o dia 1º até amanhã, 3 de abril, em São Bernardo do Campo (SP).


Foto: Luiz Ribeiro/Divulgação.

Diogo Demarco, chefe da Coordenação-Geral de Desenvolvimento de Pessoas, destacou a necessidade de se estabelecer um modelo moderno de gestão por competência identificando a necessidade real do servidor e fazendo com que sua capacitação traga reais benefícios para os órgãos da administração pública federal. “A gestão por competências não é vista com freqüência no serviço público federal. É preciso que haja uma mudança de cultura e uma identificação da competência do servidor público e das necessidades a serem supridas nas instituições, afirmou o coordenador.

Segundo Demarco, a capacitação deve ser parceira da avaliação de desempenho no combate à ineficiência no desenvolvimento do trabalho do servidor. Entretanto, ela deve ser planejada e não aplicada de uma forma generalista: “Cada servidor conta com uma necessidade diferente. Não adianta querer dar acesso a uma capacitação sem saber se ela vai ou não influenciar na qualidade do trabalho, se essa melhora vai beneficiar de fato o órgão, se conseguiremos alcançar a melhoria do serviço prestado para a população.

A Conferência de RH terá ainda mais duas etapas: a Centro-Oeste, que será realizada em Brasília, na Universidade Federal de Brasília (UnB), de 6 a 8 de abril, e a Norte, a ser realizada na ESAF, em Belém, de 14 a 16 de abril.

As etapas regionais têm como objetivo estabelecer uma pauta que será discutida na Conferência Nacional de Recursos Humanos, reunindo cerca de 1.500 pessoas no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, de 6 a 9 de julho.