Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Relações de Trabalho > Notícias > Portaria da SRH oficializa o Programa de Multiplicadores em Gestão de Pessoas

Notícias

Portaria da SRH oficializa o Programa de Multiplicadores em Gestão de Pessoas

publicado:  16/04/2015 22h37, última modificação:  16/04/2015 22h37

Brasília, 14/1/2011 – A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP) publicou na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União a portaria de número 102, que oficializa o Programa de Multiplicadores em Gestão de Pessoas, criado em 2008, quando a SRH, como responsável pela capacitação de servidores para operar as ferramentas e sistemas de gestão de pessoas do Sistema de Pessoal Civil da União (Sipec), constatou que não tinha técnicos em número suficiente para atender à demanda.

A portaria institui o Programa de Multiplicadores no âmbito da Administração Pública Federal, Autárquica e Fundacional. Seus objetivos são: atender de forma ágil e otimização de recursos, as demandas de capacitação do desenvolvimento de competências requeridas ao pleno desempenho nas ferramentas e processos de gestão de pessoas; valorizar e disseminar o conhecimento e as experiências dos servidores; estimular o compartilhamento de conhecimento; apoiar as iniciativas de capacitação promovidas pelas instituições mediante a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes de servidores públicos federais; e formar instrutores em gestão de pessoas capazes de atender à demanda de capacitação operacional dos servidores da Administração Pública Federal.

O Programa é dividido em dois eixos. O primeiro tem a finalidade de formar multiplicadores e atuar na formação continuada dos multiplicadores já certificados, sendo destinados aos servidores que já possuem experiência em um determinado sistema ou processo de gestão de pessoas.

O segundo eixo consiste na criação de uma Rede de Multiplicadores para atender às demandas de capacitação operacional de servidores na utilização desses sistemas e processo de gestão de pessoas.

Esses servidores serão certificados para atender às demandas de capacitação operacional dos órgãos integrantes do Sipec, o Sistema de Pessoal Civil da União, disseminando nos seus estados de origem o treinamento e os conhecimentos técnicos adquiridos.

Após dar início à formação de servidores, o programa começou a se consolidar no final do ano passado, com a integração do segundo eixo, a formação da rede de multiplicadores.

O Programa atualmente desenvolve ações destinadas a oito módulos: extrator de dados; legislação de pessoas e benefícios de seguridade social; legislação, provimento, vacância, direitos, vantagens e movimentação de pessoas; sistema de aposentadoria e pensões; Siape Folha; Siape Cadastro;Sistema Integrado de Cadastro de Ações Judiciais; Saúde, Seguridade e Benefícios. Até o final de 2011, serão desenvolvidos mais três módulos – Gestão da Capacitação por Competências, Avaliação de Desempenho por Competência e Gestão Estratégica de Pessoas.