Notícias
Planejamento recebe universidades para treinamento de ouvidorias
Brasília, 8/8/2013 – O Ministério do Planejamento promoveu hoje, por meio de sua Secretaria de Relações do Trabalho (SRT/MP), uma capacitação para 20 universidades federais que vão aderir ao Sisouvidor, criado para tratamento e armazenamento das demandas dos servidores que compõem os seus quadros. A capacitação, realizada pela manhã no auditório térreo do Bloco K, tem como objetivo o aperfeiçoamento do pessoal das instituições federais de ensino que irão operar o sistema.
No evento, foram explicadas as competências, funções e metodologia da Ouvidoria do Servidor. O acesso se dá pelo site www.ouvidoriadoservidor.gov.br/ouvidoriaMP/ canal onde ocorre a interlocução com a política de recursos humanos do governo federal e a relação com a unidade de Recursos Humanos de seu próprio órgão.
Foto: Tâmara Monteiro
De acordo com a titular da Ouvidoria, Cláudia Couto, embora o principal desafio seja ajudar a resolver as demandas dos servidores, a Ouvidoria está disponível para toda a sociedade. "Qualquer cidadão que utiliza os serviços públicos pode recorrer a este canal quando achar pertinente, assegura.
Criada em 2003 como órgão auxiliar da então Secretaria de Recursos Humanos do MP, a Ouvidoria do Servidor completará no mês de outubro dez anos de existência. A partir de 2012, passou a integrar a estrutura da Secretaria de Relações de Trabalho, atuando para além da gestão de pessoas, ofertando, também, informações sobre as relações de trabalho no governo federal.
Entre os serviços mais procurados na Ouvidoria estão a busca por legislações pertinentes à vida funcional do servidor, como o crédito consignado, regime jurídico único, aposentadorias, e principalmente o envio de mensagens com elogios, denúncias, reclamações, sugestões e solicitações.