Notícias
Planejamento recebe missão da OCDE
Brasília, 30/06/2009 - O Ministério do Planejamento está recebendo, nesta semana, a visita de uma missão oficial da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A visita, coordenada pela Secretaria de Recursos Humanos, tem como objetivo promover a troca de informações relativas à gestão de RH praticada hoje no serviço público federal brasileiro e em quatro países membros da entidade – Estados Unidos, França, Espanha e Canadá. A comitiva fica no Brasil até a próxima sexta-feira, dia 3.
A missão da OCDE foi recepcionada ontem (29/06) no Salão Nobre do Ministério do Planejamento pelo secretário-executivo adjunto, Francisco Gaetani, pelo secretário de RH, Duvanier Paiva, pela diretora da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Helena Kerr, por representantes das secretarias de Orçamento Federal, Gestão, e do Departamento de Controle das Estatais (Dest).
Durante a reunião de boas-vindas, foram apresentadas aos membros da comitiva as atribuições do Ministério do Planejamento e a política de gestão de pessoal adotada atualmente pela SRH, que cuida de aproximadamente 1,4 milhão de servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo.
Para o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva Ferreira, a visita é importante para que se possa conhecer experiências de RH adotadas em outros países. “Queremos fazer um relatório conjunto para comparar nosso modelo de gestão com a prática internacional. Esperamos que isto sirva como referência na construção de um novo olhar para buscarmos a modernização da política de gestão de pessoas na administração pública federal, disse o secretário.
O Ministério do Planejamento desenvolve atualmente, com a OCDE e o Banco Mundial, uma análise do sistema de gestão de pessoal do Brasil e dos países membros das entidades.
Estão em discussão questões relativas à administração da força de trabalho, desenvolvimentos de carreiras, capacitação de pessoal, gestão por competência e avaliação de desempenho. Além disso, estão sendo desenvolvidas análises relativas ao sistema de pagamento de pessoal, ao relacionamento das áreas de recursos humanos no sistema federativo de governo e legislações adotadas.
A missão vem ao Brasil a convite do governo brasileiro, que programou para os membros da OCDE visitas a diversos órgãos da União como os ministérios da Educação, Previdência, Fazenda e Planejamento, dentre outros.
Fazem parte da comitiva os representantes da OCDE, Elsa Pilichowski, Oscar Huelta Melchor, Knut Rexed e Maria Maguire. Os representantes de países-membros são Kevin Mahoney (USA), Jacky Richard (França), Xavier Sistermas (Espanha), Tatyana Teplova (Canadá); e, do Banco Mundial, Jeffrey Rinne e Evelyn Levy.