Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Relações de Trabalho > Notícias > Planejamento autoriza nomeações para a ABIN

Notícias

Planejamento autoriza nomeações para a ABIN

publicado:  16/04/2015 22h36, última modificação:  16/04/2015 22h36

Brasília, 14/11/2005 – A partir de dezembro deste ano deverão ser nomeados 75 aprovados em concurso público para a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), órgão encarregado de assessorar a Presidência da República nas questões de interesse do Estado e da sociedade. Os novos convocados ocuparão o cargo de analista de informações do quadro de pessoal da instituição. Os detalhes da medida autorizada pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, estão na Portaria 319, publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira.

As nomeações estão dentro do prazo de validade do concurso e correspondem ao adicional de 50% de vagas estabelecido pela legislação. Têm por referência a autorização para realizar concurso público concedida em março de 2004 pelo Ministério do Planejamento.

Para estar apto à convocação o candidato aprovado no concurso para a agência deverá também ter sido aprovado no curso de formação profissional. Os profissionais da área de Inteligência formados na Escola de Inteligência da ABIN estudam sobre atividades de inteligência e contra-inteligência, ciência política, relações internacionais, direito, psicologia, comunicação, sociologia, administração, informática e idiomas, entre outros temas.

A ABIN está localizada em Brasília, mas conta com agências regionais além de escritórios em algumas localidades do país.