Notícias
Planejamento autoriza 7.543 vagas para a Educação
Brasília, 28/12/2007 O Ministério do Planejamento autorizou a realização de concurso público na área educacional com previsão de oferta de 7.543 vagas. Os cargos oferecidos professor de 3º grau e técnico administrativo em educação estão detalhados na Portaria nº 450, publicada no Diário Oficial da União, edição desta sexta-feira (28).
O concurso público, com nomeação de aprovados prevista para 2008, deverá ser realizado pelas Instituições Federais de Ensino (IFES), vinculadas ao Ministério da Educação.
Para professor de 3º grau será exigido nível de escolaridade superior com a possibilidade de provimento de 2.543 vagas. Os cargos de técnico administrativo, com a expectativa de 2.272 vagas, compreendem nível de classificação E, com exigência de escolaridade superior e em alguns casos formação específica, e níveis de classificação C e D, com formação de nível médio, e casos em que será necessário comprovar habilidades, e oferta total de 2.728 vagas.
No nível de classificação E figuram cargos como: bibliotecário/ documentalista, arquivista, engenheiro/área, analista de tecnologia da informação, administrador, biólogo, estatístico, músico, nutricionista, roteirista, tradutor e intérprete, historiador, jornalista, fonoaudiólogo, secretário executivo, pedagogo, produtor cultural, físico, auditor, técnico desportivo, comandante de navio, entre outros.
Os níveis de classificação C e D abrangem cargos como assistente em administração, técnico em contabilidade, técnico em tecnologia da informação, tradutor e intérprete de linguagem de sinais, operador de câmera de cinema e tv, mateiro, técnico em agropecuária, entre outros.
Ministério autoriza 190 vagas para a ABIN
O Ministério do Planejamento também publicou no D.O.U. de hoje a Portaria nº 451 que autoriza a realização de concurso público no âmbito da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), para o provimento de 190 vagas no Plano Especial de Cargos da Agência.
Conforme a Portaria, deverão ser oferecidas 160 vagas de nível superior para analista de informações e 30 de nível médio para assistente de informações. O provimento dos cargos deverá ocorrer em 2008.