Notícias
Planejamento abre 3º Encontro Nacional de Multiplicadores
Brasília, 30/3/2011 – Cerca de 80 servidores públicos envolvidos diretamente com a gestão de pessoas em órgãos federais de todo o país iniciaram hoje, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o 3º Encontro Nacional de Multiplicadores (veja aqui os objetivos e a programação).
Eles atuam em seus estados de origem como disseminadores do treinamento e dos conhecimentos técnicos adquiridos no Programa de Formação de Multiplicadores, do Ministério do Planejamento. A meta é que se tornem instrutores capazes de formar uma rede de atendimento às diversas demandas na área de gestão de RH dos órgãos públicos federais.
O encontro de dois dias foi aberto hoje pelo presidente da Enap, Paulo Sérgio Carvalho, e pelo titular da Secretaria de Recursos Humanos (SRH/MP), Duvanier Paiva Ferreira, que definiu o Programa de Multiplicadores como “o mais estratégico para a execução da política de gestão de pessoas do Executivo.
Foto: Ilkens Souza/Divulgação
A Secretaria que ele comanda é responsável por uma folha de pagamentos com mais de 1,6 milhão de matrículas, e que exige precisão absoluta na sua gestão. A operação do sistema que gere a folha é feita por um contingente de pessoas que têm enorme responsabilidade. São esses servidores, integrantes de quase uma centena de órgãos do Sipec (Sistema de Pessoal Civil do Executivo), o público-alvo dos gestores certificados pelo Programa de Multiplicadores.
“Para atender às demandas de recursos humanos, capacitação é fundamental. É sinônimo de qualidade e eficiência, define Duvanier. “Aprender e ensinar, multiplicar conhecimento, fazem parte da função essencial da gestão de pessoas.
MÓDULOS
Embora tenha sido formalizado há menos de três meses, pela Portaria MP/SRH n° 102/2011, o programa já existe desde 2008, baseado em dois eixos: um, de formação de multiplicadores, e outro da constituição de uma rede de multiplicadores.
“Nesses três anos de atuação, já conseguimos certificar 254 multiplicadores para o atendimento de mais de 3,5 mil demandas de capacitação nos módulos do programa, contabiliza a coordenadora-geral de Capacitação da SRH/MP, Maria Júlia Pantoja. “Parece pouco, mas quando se atua em rede isso cresce muito. Já temos para 2011 um número de demandas praticamente igual, de mais 3.500 servidores que solicitaram integrar uma das ações de capacitação.
Foto: Ilkens Souza/Divulgação
Os módulos a que ela se refere são oito: Siape Cadastro; Siape Folha; Sistema de Cadastro de Ações Judiciais – Sicaj; Sistema de Aposentadoria e Pensões; Extrator de Dados; Data Warehouse – DW; Legislação de Pessoas – Benefícios de Seguridade Social; Legislação de Pessoas – Provimento, Vacância, Direitos.