Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Relações de Trabalho > Notícias > Mulheres ocuparão mais cargos na administração direta

Notícias

Mulheres ocuparão mais cargos na administração direta

publicado:  16/04/2015 22h36, última modificação:  16/04/2015 22h36

Brasília, 09/11/2000 - Mais mulheres dirigindo os destinos do país. É o que define o protocolo de intenções assinado nesta Quinta-feira, dia 9 de novembro, entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Ministério do Desenvolvimento Agrário – INCRA. O objetivo do governo federal, que começa com a iniciativa do INCRA, é garantir 30% dos cargos de direção às mulheres até 2002, com o apoio técnico e político do Ministério do Planejamento, através da Secretaria de Gestão.

A Secretária de Gestão, Ceres Alves Prates, informou que serão promovidos cursos de capacitação através da Escola Nacional de Administração Pública. Já estão previstos também cursos de alfabetização de jovens e adultos em assentamentos e programas educacionais específicos para trabalhadoras rurais. Caberá ainda à Secretaria planejar e realizar a sensibilização de servidores, instituições e da própria sociedade.

O Ministro do Planejamento, Martus Tavares, defende o aumento da participação feminina nos quadros do governo, mas acredita que essa participação é resultado do esforço e da capacidade das próprias mulheres.

“A mulher tem tido um papel crescente na sociedade brasileira. As últimas eleições mostraram seu avanço contínuo e fundamentado. Isso evidencia a capacidade da mulher que, por outros motivos, historicamente não teve as mesmas oportunidades que o homem. No entanto, toda vez que ela tem a oportunidade de mostrar sua competência, quer do ponto de vista administrativo e político, quer em outras atividades da sociedade, sua resposta é positiva: é ela quem vem criando seu próprio espaço. Então, mais do que assinar um convênio, o que fizemos aqui foi reconhecer as conquistas das mulheres, afirmou Martus Tavares.