Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Relações de Trabalho > Notícias > MEC e Planejamento iniciam novo ano letivo do Projeto Formar

Notícias

MEC e Planejamento iniciam novo ano letivo do Projeto Formar

publicado:  16/04/2015 22h36, última modificação:  16/04/2015 22h36

Brasília, 24/02/2003 - "Agora eu sei que posso participar do mundo de um jeito que eu nunca pude. Depois de um ano estudando já sei ler placas e não perco mais ônibus." O depoimento foi dado pelo servidor do Ministério da Educação, Antônio Herculano, na solenidade de abertura do novo ano letivo do Programa de Formação Educacional Básica - PEB, uma das ações do Projeto Formar, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

A aula inaugural, às 10h30 do dia 24 de fevereiro, foi presidida pela secretária de Educação Fundamental do MEC, Maria José Félix, representando o ministro Cristovam Buarque. Do Ministério do Planejamento estiveram presentes o secretário interino de Recursos Humanos, Antônio de Pádua Casella e o coordenador do Formar, João Etelvino Pereira.

Além do PEB, que engloba da alfabetização até a 4ª série do Ensino Fundamental, o Formar também tem ação vinculada com o MEC nos atendimentos no Ensino Fundamental e Médio por meio da implantação de telessalas do Telecurso 2000. A capacidade de acolhimento de alunos nos dois níveis em 2003 pelo MEC é de 150 servidores. E é intenção do Ministério realizar este ano curso pré-vestibular para quem estiver terminando o Ensino Médio.

A proposta educacional e social do Formar é de erradicar o analfabetismo e proporcionar a formação continuada do servidor da Administração Pública Federal, garantindo-lhe cidadania e qualificação no trabalho, visando melhor desempenho nos serviços que presta ao cidadão. Estima-se em 111 mil o contingente de servidores que ainda não possuem nível médio de escolaridade.

As metas do Projeto Formar, visando o acesso à educação, fazem parte dos desafios do novo governo de erradicar o analfabetismo no país, que atinge 20 milhões de pessoas.

O Formar foi criado em 1998 com a experiência do Telecurso 2000 em dez telessalas. O objetivo, este ano, é intensificar cada vez mais a interiorização do processo de escolarização de servidores em todo o país, por meio de parcerias e com a colaboração de voluntários.