Notícias
MEC autorizado a fazer concurso para 6.275 cargos nas IFES
Brasília, 09/09/2003 - O Ministério da Educação está autorizado a realizar concurso público para 6.275 cargos nas Instituições Federais de Ensino (IFES), cujo provimento será realizado já a partir do próximo mês de outubro. A autorização foi concedida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por intermédio da Portaria nº 165, que lista uma relação de 3.494 cargos de nível superior e 2.781 cargos para os quais é exigida apenas formação de nível intermediário.
A maior parte dos cargos de nível superior é para professor, num total de 2.500. Desse total, 2.000 são para o 3º grau e 500 para o 1º e o 2º graus. Há, ainda, mais 994 cargos em diversas áreas, como administrador, analista de sistemas, bibliotecário, biólogo, dentista, engenheiro, médico, psicólogo, entre outros.
Entre os cargos de nível intermediário, a maioria é para Assistente de Administração, num total de 2.015. Os 766 cargos restantes são distribuídos entre técnicos de diversas áreas.
Nos próximos dias, o Ministério da Educação divulgará o quantitativo de vagas a serem providas em cada Instituição Federal de Ensino. A responsabilidade pela realização do concurso público será da própria instituição. A ela caberá, também, a publicação do edital de abertura de inscrições e a fixação das normas específicas do concurso, num prazo de seis meses a partir da publicação da portaria.