Notícias
Inscrições abertas para concurso do Ministério do Planejamento
Brasília, 18/7/2005 - O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão realizará concurso público para os cargos de analista de Planejamento e Orçamento (50 vagas) e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (150 vagas). As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, (25), até 5 de agosto, no valor de R$ 100. A remuneração inicial será de R$ 6.076,45. As provas serão realizadas em Brasília e em várias capitais, nos dias 10 e 11 de setembro de 2005.
O concurso do Ministério do Planejamento será dividido por áreas. Quem concorrer ao cargo de analista estará na disputa por uma das 42 vagas para a área de Planejamento e Orçamento ou das oito para a área de Tecnologia da Informação. Já as 150 vagas oferecidas para especialista estarão distribuídas 75 para Gestão e Políticas Públicas e 75 para Regulação. A Escola de Administração Fazendária (ESAF), do Ministério da Fazenda, será a instituição do responsável pela realização do concurso.
Conforme o edital nº 46 da ESAF, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, o concurso abrangerá duas fases, uma primeira de avaliação de conhecimentos e a segunda terá caráter de formação, sendo válida somente para os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso.
Atribuições - Ao analista de Planejamento e Orçamento compete exercer atividades de complexidade e responsabilidade. Exemplos de atribuições de um analista no setor: dirigir a administração orçamentária, prestar assessoria especializada (orçamentária e financeira), inclusive na área internacional, orientar e supervisionar auxiliares. Fazem parte da rotina de trabalho estudos, pesquisas, análise e interpretação da legislação econômico-fiscal, orçamentária, de pessoal e encargos sociais, no desafio de adequar a política orçamentária ao desenvolvimento econômico.
Ao especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental cabe realizar procedimentos do universo da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Também é atribuição do especialista da área prestar direção e assessoramento em escalões superiores da administração pública federal.
Experiência profissional - A ESAF convocará por edital os candidatos habilitados nas provas objetivas e discursivas para apresentarem o título de maior pontuação que possuam em nível de especialização, mestrado, doutorado.