Notícias
Governo prevê ingresso de 18 mil novos servidores
Brasília, 25/07/2003 - O Governo estima a entrada de 18 mil novos funcionários no serviço público em 2003. O total engloba candidatos aprovados em concursos anteriores, em concursos realizados este ano, nos que estão em andamento, e autorizados mas que ainda não abriram editais.
De acordo com a diretora de Políticas de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Regina Luna Santos, novos concursos poderão ser autorizados ainda este ano. "Isso depende do impacto orçamentário. Até o final do ano, temos espaço para pequenas demandas, mas para provimento no próximo ano", afirma, esclarecendo que o processo desde a autorização até a abertura de editais é naturalmente longo. "Ainda que novos concursos sejam autorizados, não acontecerão agora". Para 2004, a perspectiva é de que 8 mil novos servidores entrem no quadro de funcionários através de seleção pública.
Contratos temporários
Sobre o processo seletivo simplificado, adotado pela secretaria para regularizar a contratação de temporários lotados em organismos internacionais, Regina afirmou que aproximadamente 2 mil contratados para projetos de cooperação internacional, que exerçam funções temporárias, deverão ser substituídos até o final do ano. A seleção será simplificada porque os escolhidos não serão incorporados ao funcionalismo. Outros 3 mil, com atividades caracterizadas como permanentes, serão substituídos por meio de concurso público até 31 de julho de 2004. Ao todo, 5.043 prestadores de serviço, que ocupam vagas em organismos como a ONU e UNESCO, passarão pelos processos.