Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Relações de Trabalho > Notícias > Governo Federal capacita Gerentes e Supervisores

Notícias

Governo Federal capacita Gerentes e Supervisores

publicado:  16/04/2015 22h36, última modificação:  16/04/2015 22h36

Brasília, 14/08/2000 - O governo federal está dando mais um passo em direção à modernização da administração pública. Até o final do ano, mais de quinhentos servidores vão participar do Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais e Supervisores (DGOS), um curso dividido em quatro módulos cujo objetivo é capacitar chefes de equipe dentro de uma nova concepção de gestão pública, a gestão empreendedora. A Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, a Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos do Ministério da Educação – CETREMEC e a Marinha são as primeiras instituições a participar do programa, ao lado do INCRA e de três secretarias do Ministério da Fazenda.

“A idéia é desenvolver nos servidores a competência para atuar de uma forma mais eficaz. Trabalhar suas habilidades, atitudes e conhecimentos, para que se tornem gerentes de um setor que está em transformação. Essas diretrizes estão nos programas de Desenvolvimento de Gerentes e Servidores, da ENAP, e de Valorização do Servidor, da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, explica Maurício Muniz, diretor do empreendimento.

Segundo Muniz, foram selecionados para as primeiras turmas servidores de instituições da área social e daquelas que estão passando por algum processo de transformação. “A Fundação Nacional de Saúde, por exemplo, além de sua atuação voltada diretamente para a qualidade de vida da população, está descentralizando várias de suas atividades para os estados e municípios, afirma.

A primeira parte do curso e o encerramento dos trabalhos se passa dentro de sala de aula, mas o Programa será desenvolvido também à distância. “Ao final será feita uma avaliação do processo de aprendizado. Os grupos vão trabalhar de agosto até dezembro, com exceção do MEC, que só terminará em março de 2001.