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Governo economiza R$ 9 milhões por mês com auditoria na folha de pessoal

publicado:  16/04/2015 22h36, última modificação:  16/04/2015 22h36

Brasília, 22/07/2003 - O governo federal está economizando R$ 9,2 milhões por mês com as auditorias feitas na folha de pagamento dos servidores públicos civis, sendo o volume maior - R$ 8 milhões, obtido com o cruzamento de dados entre o cadastro do SIAPE - Sistema Integrado de Administração de Pessoal do governo federal com o cadastro de controle de óbitos do INSS.

Além do cruzamento com a base de dados do INSS, que propiciou uma economia de R$ 105 milhões no período de abril de 2002 a maio de 2003, a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, tem realizado auditorias operacionais identificando casos de acumulação ilegal de cargos por servidores de estados e municípios.

De janeiro a maio deste ano, foram realizados 12 cruzamentos entre Estados e municípios e os órgãos da administração pública federal, o que resultou em 31 exonerações, correspondendo a uma estimativa de economia anual da ordem de R$ 273 mil para os cofres públicos.

Outro ponto de destaque na auditoria da folha de pessoal refere-se ao projeto de negociação com a rede bancária visando padronizar e estabelecer rotinas que permitam maior rapidez na suspensão de pagamentos de servidores falecidos. Hoje esta padronização está em execução com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal e já foram revertidos pagamentos no valor de R$ 3 milhões, revertidos para a União.

A Secretaria de Recursos Humanos vem aprimorando os mecanismos de investigação e controle da folha de pagamentos do pessoal civil da administração pública federal.