Notícias
Governo autoriza corte de ponto de servidores em greve
Brasília, 8/6/2005 - Os servidores federais que estão em greve terão os dias descontados. O Ministério do Planejamento autorizou os órgãos federais atingidos pela paralisação que cortem o ponto dos funcionários que não voltarem ao trabalho.
Segundo o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, a orientação cumpre o que determina o Decreto nº 1.480, de maio de 1995 . "O governo vai adotar medidas que cabem, vai descontar o ponto. Isso não é ser autoritário, vamos apenas cumprir a lei".
Sergio Mendonça espera que os grevistas retornem às atividades, evitando assim maiores prejuízos à população. Para o secretário a greve é inoportuna já que despreza as conquistas dos servidores obtidas desde 2003, quando foi instalada a Mesa Nacional de Negociação Permanente.
Segundo o secretário, os servidores tiveram ganhos expressivos desde o começo do governo Lula. Ele lamentou o fato dos servidores da previdência terem iniciado a greve no último dia 2 de junho mesmo recebendo no pagamento do mês 9,5% a mais referentes à terceira parcela do acordo firmado em 2003.
Em três anos, eles terão uma reposição de 47,11%, que somados aos outros reajustes gerais, totalizarão 60% a mais do que ganhavam no governo anterior.