Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Relações de Trabalho > Notícias > Secretário de Relações de Trabalho recebe entidades representativas dos servidores do DNIT

Notícias

Secretário de Relações de Trabalho recebe entidades representativas dos servidores do DNIT

publicado:  16/04/2015 22h37, última modificação:  16/04/2015 22h37

Mendonça reafirma proposta de 15,8% em duas parcelas e diz que manterá o diálogo

Brasília, 27/06/2013 – O secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, reuniu-se hoje, pela terceira vez, com os representantes dos servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em busca de um acordo salarial.

Mendonça formalizou na mesa de negociação, para a totalidade dos servidores do órgão federal, a mesma proposta que foi apresentada em 2012 para o conjunto das carreiras do serviço público federal: reajuste de 15,8%.

"Este é o índice que foi utilizado e aceito no ano passado por 97,5%  das categorias e que está sendo utilizado para as negociações neste ano, explicou o secretário.

Segundo ele, a proposta para os servidores do Dnit será dividida em duas parcelas: a primeira, de 7,6%, em 1º de janeiro de 2014; e a segunda, em 1º de janeiro de 2015, com índice igual, sendo aplicada sobre o salário reajustado.

"A proposta vale para todos os servidores do Dnit, tanto os da ativa quanto para os inativos, ressaltou Sérgio Mendonça. “É um órgão grande, tem mais de 19 mil servidores, dos quais cerca de 2.500 ativos e quase 17 mil são aposentados e instituidores de pensão. A proposta tem que levar em conta todo o conjunto de servidores.

Mendonça reforça que o governo está aberto ao diálogo e vai trabalhar para que se chegue a um acordo. Porém, há um limitador, que são os parâmetros globais apresentados para todas as categorias.

No ano passado, ao enviar o projeto da Lei Orçamentária Anual (Ploa) ao Congresso Nacional, as entidades representativas de 1,693 milhão de servidores haviam aceitado a proposta do governo. Na época, ficaram fora do reajuste apenas 126 mil servidores.

Em dezembro de 2012, mais 81 mil servidores do Executivo decidiram aceitar a proposta e foram contemplados com o reajuste salarial de 15,8%, aprovado em maio deste ano.