Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Relações de Trabalho > Notícias > Ministério lança livro sobre negociação coletiva no setor público

Notícias

Ministério lança livro sobre negociação coletiva no setor público

publicado:  16/04/2015 22h37, última modificação:  16/04/2015 22h37

 Projeto foi idealizado pelo secretário Duvanier Paiva, que faleceu antes da obra ser impressa

Brasília, 20/12/2012 – Desde quando se tornou secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, em 2007, Duvanier Paiva Ferreira tinha o sonho de realizar um curso de negociação coletiva em nível de pós-graduação e publicar em livro as monografias dos formandos. O curso foi concluído em 2010 e Duvanier faleceu no dia 19 de janeiro deste ano. Hoje, 11 meses depois, mais este legado do secretário se tornou realidade, com o lançamento do livro Negociação Coletiva no Serviço Público – democratização das relações de trabalho.


Fotos: Sergio Pinho/Divulgação
 

A solenidade de lançamento, no auditório do edifício-sede do Ministério do Planejamento (MP), reuniu grande parte da equipe que colaborava com Duvanier na SRH/MP e contou com o atual secretário de Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça; o secretário-executivo interino do MP, Guilherme Estrada; e a representante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Elaine Di Diego Antunes, parceira na realização do curso.

Dois momentos em particular marcaram a cerimônia: a entrega de uma placa homenageando Duvanier, recebida por sua filha Sofia Gomes; e o relato, por Denise Motta Dau, da trajetória de luta do secretário por um serviço público de qualidade, desde os tempos de militante na área da saúde em São Paulo, até sua chegada ao Ministério do Planejamento.

 O livro lançado hoje tem uma tiragem de 3 mil exemplares que serão distribuídos gratuitamente em escolas, universidades, bibliotecas públicas, sindicatos e entidades de classe. Traz uma coletânea de artigos onde os formandos do 1º Curso de Especialização analisam o fenômeno da negociação. E buscam, nas palavras de Duvanier, escritas em novembro de 2011, “demonstrar sua importância para a gestão pública, contribuindo para o desenvolvimento da cultura do diálogo.

Mais do que isso, no entanto, Negociação Coletiva no Serviço Público – democratização das relações de trabalho, “conta uma nova maneira de pensar o País e o papel do Estado, de acordo com a definição da ministra Miriam Belchior na apresentação do livro.