Notícias
Começa o prazo para adesão ao PDV
Brasília, 03/07/2000 - Os funcionários do governo federal que quiserem entrar no Programa de Desligamento Voluntário – PDV, podem fazer a opção até o dia 14 desse mês. O prazo para adesão ao PDV começou nesta segunda-feira, dia 3 de julho. Dessa vez, a indenização será de 1,3 salário por ano trabalhado, em comparação com 1,25 salário do PDV anterior. O servidor receberá ainda o pagamento integral do reajuste de 28,86 por cento que vem sendo liberado em parcelas.
O governo não tem uma previsão de quantos funcionários vão se inscrever, mas o secretário executivo do ministério do Planejamento, Guilherme Dias lembrou que no primeiro semestre de 99, durante o programa anterior, a economia brasileira sofria os efeitos da reestruturação da política cambial e agora a situação da economia brasileira está mais equilibrada. “ Esse ano, os indicadores relativos a crescimento do nível de emprego, do nível de ocupação, enfim da atividade econômica são bastante positivos e isso eventualmente pode surgir como um contexto mais favorável para quem tem o desejo ou opção de por exemplo montar um negócio próprio.
Algumas carreiras, como advogado geral da união, procuradores, diplomatas, delegados e agentes da Polícia Federal e auditores fiscais da Previdência, Trabalho e Receita estão excluídas do PDV. O secretário explicou que em outras carreiras, os ministérios é que vão definir o limite de servidores que poderão fazer a opção, como nas áreas de Saúde e de Gestão. Guilherme Dias disse que a limitação é para evitar carência de pessoal nessas áreas estratégicas para o governo.
Os servidores interessados podem ligar para o número 0 800 61 00 30, onde técnicos da secretaria de Recursos Humanos do ministério do Planejamento vão estar à disposição para tirar dúvidas. Há informações também na página do ministério na Internet: www.planejamento.gov.br.