Notícias
Cinco mil cargos para professores liberados pelo Planejamento
Brasília, 28/12/2005 - Portaria do Ministério do Planejamento assinada pelo ministro Paulo Bernardo fixou em cinco mil a oferta de vagas para professores de escolas federais por intermédio de concursos públicos. Os cargos destinados ao ensino de 1º, 2º e 3º graus são do quadro de Pessoal das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), vinculadas ao Ministério da Educação e deverão ser preenchidos em 2006 e 2007.
Segundo a Portaria nº 398, com nova redação dada ao art. 1º da Portaria 381, 4500 vagas estão reservadas para o ano que vem com nomeação prevista para a partir de junho. Serão 500 cargos de professor de 1º e 2º graus a serem ocupados e quatro mil do ensino superior. Na cota de 2007 deverá ser dado provimento a 500 vagas para professores do ensino fundamental e médio.
Caberá ao Ministério da Educação divulgar o quantitativo de vagas de cada uma das Instituições Federais de Ensino do país, que por sua vez tratarão de assegurar a divulgação dos seus respectivos concursos.
Nas IFES hoje em processo de expansão estudam mais de 600 mil alunos de graduação e de pós-graduação em várias especialidades. Além deles, alunos de ensino fundamental e médio no âmbito dos colégios de aplicação, escolas técnicas e agrícolas. As IFES em funcionamento em todos os estados do país e no Distrito Federal contam com 48 universidades, duas faculdades, 45 hospitais universitários e cinco centros de educação tecnológica.