Notícias
Censo racial teve 76% de participação dos servidores federais em atividade
Brasília, 02/12/2002 - Em apenas seis dias úteis, 351.606 servidores públicos federais em atividade responderam ao Censo Racial do Serviço Público Federal.
Eles representam cerca de 76% do total de servidores em atividade - 460 mil - a fazer a autodeclaração de raça/cor, superando a expectativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para um período tão curto de cadastramento.
Os servidores que não se cadastraram no período de 20 a 27 de novembro, têm o sistema Siapnet aberto para registrarem sua raça/cor como ocorre com os demais itens do seu cadastro.
NÚMEROS - Do total de servidores que se cadastraram, 232.021 se autodeclararam brancos; 100.170 pardos; 14.611 pretos; 3.065 amarelos; 1.059 indígenas. Somente 680 não quiseram declarar sua raça/cor.
Para a Secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, Evelyn Levi, o baixo número de servidores que não quiseram informar o quesito raça/cor demonstra "a transparência do processo realizado e o nível de maturidade dos servidores".
Participaram da realização do Censo, que incluiu uma teleconferência transmitida para os dirigentes de recursos humanos de todo o país, a Secretaria de Gestão, a Secretaria de Recursos Humanos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e a Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça.