Notícias
Bernardo recebe comando de greve da UnB
Brasília, 20/4/2010 – O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, recebeu em seu gabinete, hoje, os representantes do comando de greve da Universidade da Brasília UnB), que reivindicam o pagamento da URP a todos os servidores da instituição de ensino. A Unidade de Referência da Preços é um índice econômico criado em 1987 para reajuste de preços e salários no Plano Verão, num período em que o País enfrentava período de alta inflação.
Bernardo reafirmou que a URP é uma decisão judicial e seu cumprimento independe da vontade do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. “Estamos cumprindo o que nos foi determinado, afirmou o ministro, referindo-se ao parecer emitido na semana passada pela Advocacia Geral da União, com força executória. No parecer, a AGU reconhece que liminar da ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, assegura o pagamento do índice a todo o corpo docente da UnB.
Quanto aos funcionários técnico-administrativos da universidade, excluídos do parecer, o ministro Paulo Bernardo informou que vai aguardar o pronunciamento do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Na próxima segunda-feira o tribunal deverá decidir se esses servidores estão também amparados pela decisão que beneficiou os professores e em que termos.
“Caso o tribunal decida a favor dos servidores, poderemos rodar uma folha suplementar num prazo de quatro a cinco dias, para cumprimento da decisão da Justiça, assegurou Bernardo.