Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Relações de Trabalho > Notícias > Bernardo diz que é preciso debater previdência

Notícias

Bernardo diz que é preciso debater previdência

publicado:  16/04/2015 22h36, última modificação:  16/04/2015 22h36

Brasília, 28/4/2008 - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse nesta segunda-feira, 28.04, em Brasília, durante evento na sede da Associação de Magistrados, que é inevitável o debate sobre a previdência social.


Foto: Antonio Cunha/divulgaçao

Bernardo citou a Pesquisa Anual por Amostragem de Domicílio – PNAD do IBGE que registra um aumento significativo na expectativa de vida do brasileiro, hoje de 73 anos. Portanto, segundo o ministro, “não podemos fugir da discussão da questão previdenciária que deverá ainda passar por muitas transformações” e adiantou que “ninguém acha que é possível fazer reforma para quem está prestes a se aposentar, mas é preciso discutir para os novos que ainda irão entrar no sistema”.

 

O ministro do Planejamento elogiou a criação do JUSPREV – o fundo de previdência privada da Justiça e do Ministério Público que já congrega 46 membros e mais de 100 mil pessoas. Segundo Bernardo, é uma iniciativa importante que apenas agora começa no Brasil, enquanto em países como os EUA, o patrimônio dos fundos de previdência complementar se equivalem ao PIB do país.