Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Relações de Trabalho > Notícias > Atenção à Saúde do Servidor inaugura no MDIC sua 10ª unidade

Notícias

Atenção à Saúde do Servidor inaugura no MDIC sua 10ª unidade

publicado:  16/04/2015 22h37, última modificação:  16/04/2015 22h37

Brasília, 18/8/2010 – A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP) inaugurou nesta quarta-feira, 18, a 10ª unidade de referência do Siass, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor.


Fotos: Luciano Ribeiro/divulgação.

Localizada em Brasília, no andar térreo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), atenderá, além dos servidores desse órgão, também aos do Ministério do Planejamento, do Ministério das Comunicações, do Ministério do Turismo, do IBGE e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) – um universo estimado em mais de quatro mil pessoas.

Mesmo sendo bem equipadas, as unidades do Siass funcionam não como ambulatórios, pois para esse tipo de atendimento o servidor conta com o plano de saúde, cujo acesso foi universalizado, ou seja, estendido a todos os servidores públicos federais e a seus dependentes. O apoio assistencial nas unidades de referência é limitado a psicólogos e assistentes sociais. 

O objetivo é mais gerencial, como explicou o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva Ferreira, ao participar da assinatura do Termo de Cooperação entre os órgãos que serão atendidos nessa unidade do Mdic, a segunda a ser aberta no Distrito Federal (a da Funasa foi a primeira).

“Elas destinam-se a executar perícia médica oficial e ações de prevenção, atenção e acompanhamento da saúde do servidor federal, informou Paiva.

O secretário acrescentou que nas nove unidades já inauguradas em menos de um ano, cerca de sete mil perícias foram realizadas no País e lançadas online no sistema de recursos humanos do Governo Federal – um módulo específico para acompanhamento da saúde do servidor, dentro Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal, o Sipec.

Esse banco de dados permitirá ao Governo Federal não apenas acompanhar melhor a saúde laboral do servidor, implantar medidas que melhorem a qualidade de vida no ambiente do trabalho, como até implantar programas e ações de prevenção epidemiológica.

De acordo com Sérgio Carneiro, diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor, ligado à SRH/MP, o esforço no momento é para que as unidades do Siass sejam implantadas em áreas onde existe maior concentração de servidores, como Rio e Brasília, por exemplo.

Mas já há unidade funcionando até na Amazônia – no mês passado, foi inaugurada a da Universidade Federal do Pará, em Belém. A expectativa de Sérgio Carneiro é que, até o final deste ano, entre 35 e 40 novas unidades sejam abertas.

“Mas ainda é pouco, precisamos ter de 60 a 70 unidades no País inteiro, abrangendo todas as capitais estaduais e algumas grandes cidades, diz ele. 

A próxima a ser inaugurada será no Ministério da Saúde, na semana que vem. Também estão programadas para serem entregue em breve unidades em Belo Horizonte, em Juiz de Fora, e em Florianópolis.