Notícias
Abertas inscrições para fórum sobre discriminação e preconceito nas relações de trabalho
Brasília, 16/9/2009 – Estão abertas as inscrições para 1º Fórum sobre Discriminação e Preconceito nas Relações de Trabalho na Administração Pública, que será realizado nos dias 1º e 2 de outubro, em Brasília. O evento é promovido pela Ouvidoria do Servidor da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento em parceria com a Ouvidoria-Geral do SUS, ligada ao Ministério da Saúde.
As inscrições podem ser efetuadas no endereço eletrônico https://portalsipec.planejamento.gov.br/. Poderão se inscrever servidores públicos federais que trabalhem com gestão de recursos humanos.
O objetivo é sensibilizar e conscientizar os gestores públicos a debaterem sobre a questão da discriminação e do preconceito em relação aos negros; às mulheres; ao grupo de gays, lésbicas e simpatizantes; aos portadores de necessidades especiais e aos idosos.
Durante o evento, serão apresentadas experiências contra a discriminação e o preconceito em órgãos federais, além de discussão sobre os índices de denúncias e reclamações relacionadas ao tema na administração federal. Também deverá ser criado um grupo de trabalho permanente, a fim de formular propostas de combate às práticas de discriminação e preconceito.
Participarão representantes das secretarias especiais da Presidência da República; dirigentes de órgãos que atuem no combate à discriminação; integrantes das ouvidorias públicas (de atendimento geral ao cidadão) e do servidor (atendimento focalizado no servidor público federal civil); coordenadores de recursos humanos dos ministérios; coordenadores da SRH; e representantes da sociedade civil.
A abertura do fórum contará com a presença do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira; do ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi; da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire; e do ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos; além de outras autoridades.
De acordo com a programação, serão tratados temas como “As Questões de Gênero e Raça na Administração Pública, “Programa Brasil sem Homofobia, “Portadores de Necessidades Especiais e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e “Normas e Legislações como Instrumentos para Prevenção e Combate à Discriminação e ao Preconceito na Administração Pública.