A PNGPU
Nesta página você encontra informações sobre a formulação, implantação e avaliação da PNGPU, os desafios estratégicos, o modelo de gestão adotado pela SPU, bem como sobre a estruturação da secretaria, com a finalidade de implementar a Política.
A Gestão da Política
A formulação, implantação e avaliação da Política Nacional de Gestão do Patrimônio da União - PNGPU é uma das principais competências da SPU ao lado da incorporação, caracterização e destinação dos imóveis da União e da gestão das receitas oriundas do uso desses imóveis.
A Gestão Estratégica da SPU
A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) conduz a Política Nacional de Gestão do Patrimônio da União (PNGPU) desde a constituição do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Gestão do Patrimônio da União – GTI (Decreto Presidencial de 11/9/2003) onde foram estabelecidos os princípios e diretrizes da política de gestão do patrimônio imobiliário e fundiário da União.
Com base nesses princípios e diretrizes, e por meio do Planejamento Estratégico estruturado, construído nos Encontros Nacionais de Gestão (fórum participativo de que fazem parte o corpo diretivo central e os superintendentes regionais) e Encontros Regionais (fórum regionalizado de discussão de que fazem parte os superintendentes regionais e membros do órgão central) foram definidas a nova missão, visão e valores da Secretaria, assim como os desafios estratégicos e as ações que concretizarão as diretrizes estabelecidas.
Missão da SPU
"Conhecer o patrimônio imobiliário da União, assegurar o cumprimento das suas funções socioambiental e econômica e fortalecê-lo como indutor do desenvolvimento da Nação".
Visão de futuro da SPU
"Ser referência como instituição de excelência em gestão de imóveis públicos".
Valores da SPU
Compromisso político e social, Construção coletiva, Ousadia, Superação.