Manual de Acessibilidade para Prédios Públicos
Manual de acessibilidade para prédios públicos
A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) lançou, nesta sexta-feira (24), a primeira versão do Manual de Acessibilidade para Prédios Públicos. Voltado para gestores, o guia tem o objetivo de tornar os prédios públicos mais acessíveis e apresenta critérios, parâmetros e recomendações para a utilização dos edifícios.
De acordo com a secretária da SPU, Cassandra Maroni Nunes, a promoção da acessibilidade é essencial para o exercício de direitos da cidadania e destaca que os prédios de uso e propriedade da administração pública federal, direta e indireta, devem estar preparados para garantir acessibilidade a todos os cidadãos e propiciar espaços adequados de trabalho.
A secretária da SPU destaca ainda que esta é a primeira versão do Manual de Acessibilidade para Prédios Públicos e que o governo recolherá sugestões para o aprimoramento do conteúdo. O endereço para envio de sugestões é cgapf.manual@planejamento.gov.br.
Desde 2009, a SPU trabalha na questão da acessibilidade, visando atender o público com deficiência. Neste sentido criou a Portaria 241/2009 que incluiu em seus contratos a obrigatoriedade do cumprimento da legislação sobre Acessibilidade.
Manual de Acessibilidade em PDF
MP_Manual de Acessibilidade SPU_A4..pdf — 4380 KB
Manual de Acessibilidade Executável
ManualdeAcessibilidade-v2.exe — 43432 KB