Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > SPU promove seminário sobre tecnologias de construção em obras públicas

Notícias

SPU promove seminário sobre tecnologias de construção em obras públicas

Evento mostrou práticas em andamento no poder público e na iniciativa privada

publicado:  02/08/2016 15h00, última modificação:  02/08/2016 16h51
 
 
A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) promoveu, na manhã desta terça-feira (2), o Seminário BIM de Obras Públicas, com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre o conceito de ‘Building Information Modeling’, ou Modelagem de Informação da Construção. Em linhas gerais, as tecnologias BIM envolvem um planejamento integrado que abrange o ciclo de vida de um ambiente construído, sejam edificações, infraestruturas ou instalações.

Foto: Gleice Mere/Ministério do Planejamento 
 
Essas tecnologias permitem que modelos virtuais antecipem problemas de execução e facilitem a gestão e a manutenção das edificações. De acordo com o secretário do Patrimônio da União, Guilherme Estrada Rodrigues, a utilização das tecnologias BIM resultam em redução de custos e otimização de processos de gestão.
 
“A SPU administra um conjunto de edificações construída com tecnologias distintas, que não foram pensadas para todo o seu ciclo de vida. Precisamos tratá-las e adaptá-las para o exercício da atividade pública, em termos de eficiência energética, acessibilidade, sustentabilidade e economicidade, melhorando o conjunto de práticas em nossas edificações atuais e futuras”, disse.
 
O deputado federal Júlio Lopes, que também participou da abertura do evento, informou que o Congresso Nacional está trabalhando no aperfeiçoamento da Lei de Licitações (Lei nº 8.666, de 1993) e que as tecnologias BIM têm muito a contribuir nesse processo.
 
Na Secretaria do Patrimônio da União, as tecnologias BIM estão sendo utilizadas em vários projetos, como na atualização no geovisualizador de imóveis da União, desenvolvido no âmbito do Programa de Modernização da Gestão do Patrimônio Imobiliário da União, em parceria com o Exército Brasileiro; e na atualização das Práticas SEAP – Manual de Obras Públicas, que são referência nas licitações de projetos, obras e manutenção de prédios do governo federal.
 
Ao longo da programação do Seminário BIM de Obras públicas, foram apresentadas outras experiências utilizadas pelo Exército Brasileiro, Tribunal de Contas da União (TCU), da Caixa Econômica Federal, entes estaduais e iniciativa privada.
 
As apresentações realizadas no evento estão disponíveis aqui.