Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > SPU abre capacitação da segunda turma do Figest

Notícias

SPU abre capacitação da segunda turma do Figest

publicado:  18/04/2011 19h38, última modificação:  28/05/2015 16h10

Brasília, 18/4/11 – A secretária do Patrimônio da União, Paula Maria Motta Lara, abriu hoje a segunda turma de capacitação do aplicativo Ferramentas Integradas de Gestão (Figest), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Na ocasião, a secretária destacou a importância do papel dos capacitados na alimentação do aplicativo, principalmente na qualificação das informações que serão utilizadas para apuração de resultados que impactam, inclusive, a parcela institucional da Gratificação de Incremento à Atividade de Administração do Patrimônio da União (Giapu).

Por sua vez, o secretário-adjunto, Jorge Arzabe, fez breve histórico da mudança de paradigma da missão institucional da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) nos últimos anos e apontou a dificuldade de mensuração de resultados que demonstrem a gestão orientada à função social e ambiental do patrimônio da União, em harmonia com a função arrecadadora. “Neste contexto, essas ferramentas possibilitarão visualizarmos, com maior efetividade, os resultados de nossas ações alinhadas à missão institucional desenvolvida nos últimos anos, afirmou.

Carlos Morales, coordenador-geral de Gestão Estratégica, chamou a atenção à importância que a SPU dá ao papel da utilização de uma gestão estruturada, padronizada e sistematizada na Secretaria.

Os participantes desta turma são indicados pelas superintendências da região Norte e Centro-Oeste e permanecerão por dois dias na Enap recebendo informações sobre o aplicativo e as ferramentas que o compõem: o Plano de Ação Nacional (Pan), o Sistema de Atos de Gestão (Sages) e o gerenciamento de demandas dos órgãos de controle (Controle).

A partir desta tarde, instrutores da Coordenação Geral de Tecnologia da Informação (CGTEC), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), e da Coordenação Geral de Gestão Estratégica (CGGES), apresentarão o aplicativo e exercícios para fixação dos conhecimentos aos participantes.