Central de Compras
Diante da existência replicada de áreas que executavam atividades-meio comuns e contínuas na estrutura das instituições da Administração Pública Federal (APF), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) identificou a necessidade de desenvolver projeto que visasse ao aumento da eficiência na gestão dos recursos públicos, por meio de economias processuais e ganhos de escala obtidos com a centralização das funções de apoio relativas a atividades comuns e repetitivas dos órgãos e entidades da APF.
Com este intuito, foi criada a Central de Compras e Contratações (Central). O desenvolvimento de uma estratégia de centralização das compras públicas tem por objetivo desenvolver, propor e implementar, em âmbito federal, modelos e procedimentos para aquisição e contratação centralizadas de bens e serviços de uso em comum pelos órgãos e entidades da APF. A Central funciona como um “filtro qualificado” da demanda de toda Administração para o mercado. Por meio dela, é possível gerar ganho de escala nas ações de compras públicas, além de otimizar seu planejamento. Do mesmo modo, a padronização dos itens demandados viabiliza uma atuação estratégica das compras públicas e imprime ganhos de qualidade e financeiros.
A estratégia de concepção da Central foi amparada na metodologia de Strategic Sourcing e teve por objetivo estabelecer novos modelos de aquisição e contratação de bens e serviços que são comumente contratados por vários órgãos e entidades. Permitiu-se, assim, que a APF utilizasse seu poder de compra, criando a oportunidade de fortalecer o desenvolvimento regional, microempresas e empresas de pequeno porte, além de contribuir sobremaneira para uma melhor qualidade do gasto público.