Agendas de Desenvolvimento Territorial (ADTs)
As Agendas de Desenvolvimento Territorial (ADTs) buscam soluções coletivas e planejadas para promover o desenvolvimento por meio do fortalecimento do Plano Plurianual (PPA) da União, estados e municípios. As ADTs são resultantes de convergências entre estratégias traçadas pelo governo federal nos territórios e as construídas pelos estados da federação.
O programa elabora um mapeamento das estratégias de desenvolvimento em andamento nos três níveis de governo e do conjunto de intervenções públicas e privadas para subsidiar a elaboração dos Planos Plurianuais municipais e regionais. Em conjunto, são pactuados metas e objetivos a serem alcançados, preferencialmente, aqueles que precisem de esforços federativos para conclusão.
O objetivo das Agendas é potencializar os impactos positivos das intervenções públicas e a parceria entre os entes federados a fim de influenciar novos ciclos de investimento que contribuam para a redução das desigualdades sociais e regionais de forma ampla e coordenada.
Ao todo, o programa conta com a adesão do Distrito Federal e mais 20 estados; Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe, Mato Grosso e Tocantins.