Depoimentos
CRISTIANO HECKERT
secretário de Logística e Tecnologia da Informação
"O principal desafio de TIC pode ser resumido na palavra orquestração. Para que possamos ter uma prestação de serviços ao cidadão mais efetiva, precisamos fazer os músicos tocarem juntos. Nesse contexto, as soluções de TIC são os músicos da orquestra, o maestro é a governança e a partitura é a interoperabilidade. A ePING cumpre seu papel nesse cenário ao definir os padrões que são as notas da nossa partitura."
LORENI FORESTI
Ex-secretária de Logística e Tecnologia da Informação
"Ao longo desses dez anos a ePING se desenvolveu como uma ferramenta única para os gestores públicos ampliarem os serviços eletrônicos governamentais."
ERNANI MARQUES
UFBA
"Estabelecer padrões permite a integração dos sistemas, trazendo eficiência na prestação de serviços e na disponibilização de informações."
FERNANDO ALMEIDA BARBALHO
Secretaria do Tesouro Nacional
"Padrões e-ping apoiam sistemas, processos e pessoas na implementação de políticas públicas alicerçadas em recursos de Tecnologia da Informação."
JORILSON DA SILVA RODRIGUES
Polícia Federal
"Desde o princípio, a iniciativa de constituir uma matriz de componentes interoperáveis, de interesse da administração pública, se mostrou desafiadora. É certo que ambientes onde há multiplicidade de interesses demandam conciliação de dados e informações. Tendo participado do esforço na área de segurança da informação é possível atestar que o Estado entregou algo útil à sociedade."
MARCUS VINICIUS DA COSTA
Serpro
"A e-PING hoje, na dimensão técnica, é referencial em padrões para interoperabilidade, fruto da dedicação dos especialistas envolvidos nesta trajetória de 10 anos. Em sua evolução, nosso foco agora deve estar nas dimensões semântica e organizacional, na implementação, gestão e governança."
ULISSES DE SOUSA PENNA
Banco do Brasil
"A importância dos padrões na prestação de serviços de Governo Eletrônico é fundamental na interoperação entre os diversos sistemas de Governo."