Funpresp-Exe

publicado:  01/10/2014 15h27, última modificação:  12/06/2015 21h18

Data: 05/11/2013
Horário: 9h às 11h30
Local: Ministério do Planejamento, Bloco K, auditório

A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo – Funpresp-Exe foi criada pelo Decreto nº 7.808/2012, com a finalidade de administrar e executar planos de benefícios de caráter previdenciário complementar para os servidores públicos titulares de cargo efetivo da União, suas autarquias e fundações.

Ne edição de novembro do Gestão em Destaque, a apresentação da Funpresp-Exe foi feita pelo presidente do fundo, Ricardo Pena, e o diretor financeiro e de investimentos da BBPrevidência, Roberto Francisco Herdeiro, que foi o especialista convidado.


Apresentação de experiência
RICARDO PENA
Economista e Demógrafo com pós-graduação em finanças e atuária pela USP, é doutor pela UFMG/CEDEPLAR. É Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Na SPC/MPS, foi de 2003 a 2009, Diretor de Assuntos Econômicos, Secretário-Adjunto e Secretário de Previdência Complementar (2008 e 2009) do Ministério da Previdência Social. Autor e articulador da Lei 12.154, de 2009, que criou o CNPC, a CRPC e a PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, onde foi o primeiro Diretor-Superintendente da PREVIC. É professor de Pós-Graduação em Previdência Complementar pela FGV-DF e RJ. Foi Assessor Especial da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda para área de mercado de capitais, financeiro, (re) seguros, previdência social e privada. É autor do livro "A demografia dos fundos de pensão", da coleção MPS, 2007. Atualmente é o Presidente da Funpresp-EXE - Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais do Poder Executivo.
Slides da apresentação

Comentarista convidado
ROBERTO FRANCISCO CASAGRANDE HERDEIRO
Diretor Financeiro e de Investimentos da BB Previdência, é graduado e mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e possui MBA Risco pela Fipecafi USP. Atuou profissionalmente no conglomerado Banco do Brasil da seguinte forma: BBDTVM, 1997 a 2000 como gestor de carteiras e fundos exclusivos de renda fixa e renda variável de fundos de pensão e clientes de atacado; na Previ, de 2000 a 2006 , na área de investimentos como gerente de equipe na gestão de renda variável de ações sem controle, fundos de participação e títulos de crédito privados e como gerente executivo na área de valuation; na Cassi, de 2006 a 2009, como Diretor Administrativo e Financeiro e na Cobra Tecnologia S.A., 2009 a 2012, como Diretor de Planejamento e Controle e, posteriormente, como Diretor Administrativo e Financeiro. É também conselheiro Fiscal da Abrapp e Sindapp e certificado pelo IBGC e ICSS, com ênfase em investimentos.