Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Inovação > Gestão em Destaque > Eventos encerrados > Excelência e Inovação no Inmetro: caminhos para fazer diferente

Excelência e Inovação no Inmetro: caminhos para fazer diferente

publicado:  01/10/2014 16h26, última modificação:  12/06/2015 21h18

Data: 03/06/2014
Horário: 9h às 11h30
Local: Ministério do Planejamento, Bloco K, auditório

Esta edição abordou aspectos da trajetória recente na inovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com foco na implantação e adaptação da ferramenta de gestão "A3", adotada por empresas como a Toyota. A metodologia reforça a capacidade de solução de problemas, estimula a integração entre as unidades, bem como a documentação de decisões, planos e resultados de maneira objetiva.

Apresentação de experiência
OSCAR ACSELRAD
É presidente em exercício do Inmetro, onde ocupou também o cargo de Diretor de Planejamento e Articulação Institucional. Graduado em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia (1968), com mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE-UFRJ (1971) e doutorado em Metalurgia Industrial pela Universidade de Birmingham, UK (1977). Professor Associado (aposentado) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atuou na Escola de Engenharia e na COPPE. Além das atividades de docência e de pesquisa, ocupou vários cargos administrativos na UFRJ e na SESu/MEC.
Baixe os slides da apresentação

ARCADIO DE PAULA FERNANDEZ
É Chefe da Divisão de Planejamento e Monitoramento, vinculada a Diretoria de Planejamento e Articulação Institucional do Inmetro e Engenheiro de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Coordena no Inmetro a implantação do Sistema de Gerenciamento de Resultados utilizando a Metodologia A3. Atua também na coordenação da gestão e governança de processos no Inmetro.
Baixe os slides da apresentação

Comentaristas convidados
JORGE GERDAU JOHANNPETER
É presidente da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do Governo Federal (CGDC) e também preside o Conselho de Administração da Gerdau, grande empresa do ramo da siderurgia, tendo ocupado o cargo de diretor-presidente (1983-2006), período em que a Gerdau expandiu-se internacionalmente. É graduado em Ciência Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na busca pela eficiência e qualidade da gestão nos setores público e privado, participa do Conselho do Movimento Brasil Competitivo (MBC), é membro da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ), dentre outras iniciativas.