Notícias
Planejamento recupera dados das empresas estatais
Brasília, 11/11/2002 -De 1994 a 1999, o número de empresas estatais no Brasil foi reduzido de 145 para 96 e o quadro de pessoal diminuiu de 652 mil empregados para 374 mil. Esses e outros dados relativos ao perfil das empresas estatais brasileiras, no período 1994-1999, estão disponíveis para acesso público na Internet, na página do Ministério do Planejamento. O Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais, do Ministério do Planejamento, estará colocando à disposição pública dados que estavam perdidos desde |
|
a atribulada reforma administrativa executada no governo Collor. No final deste ano, estarão disponíveis também os dados de 2000 e 2001. |
A partir de 1994, teve início o desenvolvimento de um sistema de administração de dados para tentar recuperar os dados espalhados por vários computadores de grande porte em outros ministérios, além do recrutamento, em outros órgãos, do pessoal antes envolvido na publicação dos Relatórios sobre as empresas estatais.
São dados históricos preciosos, consolidados e por empresa, que mostram o universo das empresas estatais federais no período de 1994 a 1999, com informações como a evolução do quadro de pessoal, a alteração no número de empresas, patrimônio líquido, receita, resultado financeiro,entre outras.
Disponibilizados em meio digital, os dados irão ajudar pesquisadores, universidades e bibliotecas, além de órgãos públicos ligados à área de planejamento e estatística.
São dois grandes grupos de informações: o Perfil das Empresas Estatais e o Relatório Anual. O Perfil traz as informações básicas sobre cada uma das empresas estatais organizadas por setor nesse período. Entre as informações disponibilizadas estão:
- o quantitativo de empresas, explicitando as inclusões e exclusões em cada exercício do período;
- o quantitativo de pessoal próprio, por setor e por grupo;
- o ranking das maiores, segundo número de empregados, ativo, passivo exigível, patrimônio líquido, lucro, rentabilidade e receita;
- demonstrações financeiras consolidadas do setor produtivo estatal;
- os grupos empresariais liderados por holdings, as empresas independentes e as instituições financeiras, com comentários a respeito de investimentos realizados e planilhas individuais, por entidade, com dados institucionais, quantitativo de pessoal etc. e, ainda, os principais demonstrativos contábeis.
Já nos Relatórios Anuais, são encontrados elementos que permitem a avaliação do desempenho orçamentário das empresas estatais referentes ao período de 1994 a 1999, tais como:
- textos explicativos sobre o Programa de Dispêndios Globais enquanto processo orçamentário, e o universo das empresas que o compõem;
- informações sobre a programação e a execução orçamentária consolidada, tanto do setor produtivo estatal como das instituições financeiras;
- dados sobre a execução orçamentária de cada grupo empresarial, das empresas independentes e das instituições financeiras, com demonstrativos sobre os investimentos realizados em cada exercício do período.
- planilhas, consolidadas por grupo e individuais por empresa, relativos aos dispêndios e recursos (Usos e Fontes) e à formação de poupança para implementação dos investimentos.
O acesso pode ser feito no endereço:
www.planejamento.gov.br/controle_estatais/conteudo/publicacoes/index.htm