Notícias
Planejamento institui prêmio para monografias sobre estatais
Brasília, 6/6/2005 - O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, instituiu o Prêmio DEST/MP de Monografias Estatais, cujo regulamento será divulgado nos próximos dias. O prêmio será direcionado para o meio acadêmico e para a administração pública federal e tem a finalidade de estimular a pesquisa na área estatal, considerada relevante para o país.
As empresas estatais federais têm atuações de impacto na economia brasileira. A maior empresa brasileira em termos de faturamento e patrimônio líquido é uma estatal, a Petrobrás. Além disso, as empresas estatais são responsáveis por cerca de 10% da arrecadação de tributos federais.
A partir da promoção do prêmio terão validade como objeto de pesquisa temas como: a importância das empresas estatais no contexto atual do desenvolvimento sustentável, o processo de gestão de empresas estatais, e as relações entre empresas estatais e o Governo.
O Prêmio DEST/MP foi criado pela Portaria nº 113, publicada no Diário Oficial da sexta-feira (03/06). Para organizar o concurso de monografias foi instituído também um comitê gestor, que será coordenado pelo diretor do Departamento de Empresas Estatais, Eduardo Scaletsky. Além do diretor do DEST farão parte do comitê o coordenador-geral de Gestão Corporativa do DEST, Tiago Grossi e a presidente da Escola Nacional de Administração Pública, Helena Kerr do Amaral.
O Comitê Gestor do Prêmio DEST/MP de Monografias cuidará, entre outras iniciativas, da indicação da banca examinadora, da divulgação do concurso, da realização da cerimônia de entrega da premiação e de providenciar a publicação das monografias selecionadas.