Notícias
IIA Brasil destaca importância de resolução que determina melhora na governança corporativa das estatais
Brasília, 18/5/2011 – O Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) ressaltou a importância da Resolução nº2, da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR) para a melhoria da governança e das práticas das empresas estatais federais.
Assinada pela ministra Miriam Belchior, a resolução foi publicada no dia 28 de março de 2011 e determina o aprimoramento das práticas corporativas das auditorias internas das estatais e da transparência de suas operações.
Segundo André Marini, vice-presidente do Instituto do IIA Brasil, a resolução reforça a independência do auditor e favorece o cumprimento dos trabalhos. “As atividades da auditoria terão mais clareza e visibilidade, contribuindo para identificar e combater possíveis fraudes e desvios, declarou Marini à Revista Fator Brasil.
Marini comentou também a determinação da obrigatoriedade para as auditorias internas manterem um relacionamento institucional com a Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União. “É como estimular a formação de uma grande equipe de auditores na esfera governamental, composta por profissionais de instituições distintas, com atuações independentes, mas com o firme e único propósito de combate às práticas temerárias, entre outras, afirmou.
O IIA Brasil, que foi criado há 50 anos, é considerado um dos mais representativos institutos da carreira, entre os mais de 120 países afiliados ao The Institute of Internal Auditors (IIA Global), a mais importante associação internacional do setor no mundo. A entidade brasileira é responsável por coordenar o processo de obtenção de certificações internacionais da carreira, como o CIA (Certified Internal Auditor). Promove também debates, cursos técnicos, seminários e congressos nacionais e internacionais.