Notícias
Empresas estatais executaram 34,8% da dotação orçamentária de 2015
Portaria detalha orçamento de investimento no primeiro semestre
As empresas estatais federais executaram, no primeiro semestre deste ano, R$ 37 bilhões da dotação orçamentária total de R$ 106,2 bilhões prevista para execução de obras e serviços em 316 projetos e 263 atividades. O valor corresponde a 34,8% do Orçamento de Investimento deste ano, incluídos o autorizado pela Lei Orçamentária Anual (LOA) mais créditos extraordinários, e excluídos os valores autorizados pela Medida Provisória 667/2015, que não foi convertida em lei e perdeu o efeito.
As informações constam da Portaria nº 12/2015 do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Dest/MP), publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (31).
A execução é 5,2 pontos percentuais inferior ao realizado no mesmo período do ano anterior, quando estavam no pico as obras e serviços para a Copa do Mundo.
A portaria mostra que os investimentos se concentram no setor de energia – com média de 93,3% no período entre 2000 e 2015 – liderado pelos grupos Petrobrás e Eletrobrás.
Excluindo o Grupo Petrobrás – que continua a ter predominância nos investimentos, com 88% em junho – a maior participação no período desde 2000 até 2015 é do Grupo Eletrobrás, com 43% até junho. O Setor Financeiro participou com 28% dos investimentos, seguido de perto pelas Demais Empresas do Setor Produtivo, com 29%.
O aumento no valor realizado das Demais Empresas, a partir de 2011, se justifica pelo incremento nos investimentos direcionados à adequação e modernização aeroportuária; pela aquisição de equipamentos; e pela adequação e manutenção de ativos de tecnologia de informação.