Notícias
Planejamento debate importância dos bancos multilaterais para o financiamento de obras
O Ministério do Planejamento é o representante brasileiro na Conferência Infraestrutura para o Desenvolvimento da América Latina, que está sendo realizada em Buenos Aires desde ontem (25). Na tarde desta quinta-feira (26), o ministro do MP, Esteves Colnago, integrou painel que discutiu o papel dos bancos de financiamento de projetos.
Para Colnago, além de serem agentes financeiros de fomento, bancos como a CAF e o BID têm uma visão global da economia e podem ser facilitadores de empreendimentos que envolvam, conjuntamente, vários países, além de reunir empresários de diversos setores.
Foto: David Teles/MP
“É preciso, ainda, que os bancos atuem nas garantias dos empreendimentos, assegurando que as parcerias público-privadas sejam mais efetivas”, pontuou.
Antes, no período da manhã, o ministro concedeu entrevista coletiva para correspondentes internacionais e fez uma análise macroeconômica do Brasil.
Destacou o crescimento do PIB e o “apoio do Ministério do Planejamento à medida que propõe o desembolso do PIS/Pasep independentemente da idade do trabalhador, desde que tenha saldo. A proposta está no Congresso e injetaria cerca de R$ 13 bilhões na economia ainda este ano.