Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento debate financiamento da infraestrutura com gestores e empresários do Mercosul

Notícias

Planejamento debate financiamento da infraestrutura com gestores e empresários do Mercosul

Conferência de Infraestrutura para o Desenvolvimento da América Latina é uma iniciativa do Banco de Desenvolvimento da América Latina e acontece nestas quarta (25) e quinta (26) em Buenos Aires
publicado:  25/04/2018 20h29, última modificação:  25/04/2018 20h32

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) representou o Brasil durante a abertura da Conferência de Infraestrutura para o Desenvolvimento da América Latina, evento que reúne, em Buenos Aires, na Argentina, gestores públicos de diversos países, além de empresas de vários setores da economia. A conferência, promovida pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), começou na manhã desta quarta-feira (25) e segue até a tarde desta quinta (26). Esteves Colnago, ministro do MP, reafirmou a importância das parcerias público-privadas para o financiamento e conclusão de obras de infraestrutura logística e destacou o potencial brasileiro nos setores de transporte e energia.

Em reunião com o presidente do CAF, Luis Carranza, e o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Dyogo Oliveira, o ministro ressaltou os esforços brasileiros para qualificar estes investimentos e diversificar suas áreas de execução, além de “aperfeiçoar os projetos iniciais dos empreendimentos”. Para Colnago, a participação do CAF, do BNDES e de outras instituições em projetos de infraestrutura precisa ser entendida como um “selo de qualidade” para parceiros privados, gerando, ainda, a atratividade do mercado de seguros. “Também é importante, claro, criarmos uma comissão técnica que avalie os projetos a serem financiados pelo CAF”.

O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Jorge Arbache, também participa da conferência e apresentou as tendências de investimentos no Brasil e projetos inovadores no primeiro painel do evento.

Já na segunda reunião da manhã, com o ministro de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, Victor Rossi, o ministro do Planejamento falou sobre a necessidade de estreitamento entre os dois países por meio da construção de uma segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, com cerca de 420 metros de extensão. De acordo com o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do MP, Hailton de Almeida, “já existe um anteprojeto de engenharia, mas ainda é preciso estudos de viabilidade econômica e, para esta nova etapa, o apoio do BNDES e do CAF estão sendo avaliados”.

Eleições 2018

As Eleições de 2018 também foi tema de reunião que aconteceu na tarde desta quarta-feira (25) durante a Conferência de Infraestrutura para o Desenvolvimento da América Latina. O ministro das Finanças da Argentina, Luis Caputo, recebeu a comitiva brasileira e abordou o comércio bilateral e a continuidade de ações conjuntas mesmo em um ano eleitoral. O ministro do MP, Esteves Colnago, reforçou que “as medidas econômicas tomadas no Brasil tem caráter sustentável e de médio e longo prazos e, por isso, criam bases sólidas para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura também para o futuro”.