Sobre a Diretoria de Tecnologia da Informação DTI
A DTI resultou da alteração na estrutura organizacional do Ministério do Planejamento pelo Decreto n° 7.799 de 12 de setembro de 2012, que designou que a Diretoria de Tecnologia da Informação passasse a ser vinculada diretamente à Secretaria Executiva. A estrutura interna da diretoria é composta por três coordenações gerais:
- Coordenação Geral de Governança de TI
- Coordenação Geral de Sistemas
- Coordenação Geral de Serviços de TI
Os principais preceitos que norteiam a sua atuação e que se desdobram em suas atribuições regimentais são:
- Foco no atendimento pleno de seus clientes internos;
- Busca pela inovação nas soluções tecnológicas oferecidas;
- Aprimoramento permanente do relacionamento com fornecedores;
- Parcerias com Universidades e outros centros de excelência em TI;
- Fortalecimento permanente da TI do MP;
A criação da DTI faz parte de um movimento interno do ministério em consonância com o conjunto de medidas articuladas e conduzidas pelo órgão central do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP, para fortalecer a TI na Administração Pública Federal - APF.
Os servidores públicos e colaboradores do MP necessitam de serviços de TI para o cumprimento de suas atribuições regimentais. Nesse sentido, o desenvolvimento de sistemas e estruturas de informação é capaz de aprimorar a efetividade das decisões políticas tanto quanto a eficiência dos serviços prestados pelo governo aos cidadãos. Serviço de TI prestado com qualidade também contribui para manter os servidores focados e atualizados nas competências estabelecidas em seus planos de carreira.
Neste cenário, a DTI disponibiliza o Portal de Serviços de TI do MP, considerado mais um passo na evolução natural de fortalecimento da TI. Com base no conceito de prestar serviços relevantes para a missão do MP, os objetivos do Portal são assim definidos:
- Prestar serviços de TI aos seus clientes internos, visando à implantação das estratégias de TI mediante padronização tecnológica (plataformas, processos, metodologias, bancos de dados, softwares, identidade visual) e gestão coordenada de demandas;
- Aprimorar a comunicação com seus clientes internos, como ferramenta de distribuição de mensagens e informes/notícias de TI.