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Sobre a Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI

publicado:  20/05/2013 20h51, última modificação:  12/06/2015 21h57

A DTI resultou da alteração na estrutura organizacional do Ministério do Planejamento pelo Decreto n° 7.799 de 12 de setembro de 2012, que designou que a Diretoria de Tecnologia da Informação passasse a ser vinculada diretamente à Secretaria Executiva. A estrutura interna da diretoria é composta por três coordenações gerais:

  • Coordenação Geral de Governança de TI
  • Coordenação Geral de Sistemas
  • Coordenação Geral de Serviços de TI

Os principais preceitos que norteiam a sua atuação e que se desdobram em suas atribuições regimentais são:

  • Foco no atendimento pleno de seus clientes internos;
  • Busca pela inovação nas soluções tecnológicas oferecidas;
  • Aprimoramento permanente do relacionamento com fornecedores;
  • Parcerias com Universidades e outros centros de excelência em TI;
  • Fortalecimento permanente da TI do MP;

A criação da DTI faz parte de um movimento interno do ministério em consonância com o conjunto de medidas articuladas e conduzidas pelo órgão central do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP, para fortalecer a TI na Administração Pública Federal - APF.

Os servidores públicos e colaboradores do MP necessitam de serviços de TI para o cumprimento de suas atribuições regimentais. Nesse sentido, o desenvolvimento de sistemas e estruturas de informação é capaz de aprimorar a efetividade das decisões políticas tanto quanto a eficiência dos serviços prestados pelo governo aos cidadãos. Serviço de TI prestado com qualidade também contribui para manter os servidores focados e atualizados nas competências estabelecidas em seus planos de carreira.

Neste cenário, a DTI disponibiliza o Portal de Serviços de TI do MP, considerado mais um passo na evolução natural de fortalecimento da TI. Com base no conceito de prestar serviços relevantes para a missão do MP, os objetivos do Portal são assim definidos:

  • Prestar serviços de TI aos seus clientes internos, visando à implantação das estratégias de TI mediante padronização tecnológica (plataformas, processos, metodologias, bancos de dados, softwares, identidade visual) e gestão coordenada de demandas;
     
  • Aprimorar a comunicação com seus clientes internos, como ferramenta de distribuição de mensagens e informes/notícias de TI.