Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Uruguai adota projeto social do governo brasileiro

Notícias

Uruguai adota projeto social do governo brasileiro

publicado:  23/10/2002 12h21, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 23/10/2002 - O Ministério do Desporto e Juventude do Uruguai desenvolve, desde setembro deste ano, a versão "Navegar Uruguay", do Projeto Navegar - ação governamental do Plano Avança Brasil, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O programa uruguaio adotou metodologia social idêntica à do projeto brasileiro e está beneficiando alunos das escolas públicas dos 13 aos 17 anos com a prática de remo, canoagem e vela.

A cooperação entre os dois países atende solicitação do Ministro de Esporte e Juventude do país vizinho, Jaime Mario Trobbo, feita ao Secretário Nacional do Esporte, Lars Grael, em reunião do Conselho Sul-Americano do Desporto.

O primeiro núcleo do Projeto Navegar em funcionamento no Uruguai atende mais de uma centena de jovens, com atividades realizadas no Lago Calcagno, no município de Canelones. O Lago, considerado seguro para crianças, foi um dos locais sugeridos pelos técnicos do Navegar no Brasil, que foram àquele país para realizar a capacitação de monitores.
 
 

 
Fotos: Ministério do Desporto e Juventude do Uruguai

A iniciativa está sendo vista pela população e autoridades como uma atraente novidade, significando novas experiências e oportunidades de aprendizagem para a juventude uruguaia. O Uruguai possui uma costa com mais de 1.500 quilômetros de extensão e numerosos rios e lagoas, tidos como ideais para o esporte náutico ainda pouco difundido entre os uruguaios.

BRASIL - O Projeto Navegar foi implantado no Brasil em 1999 pela Secretaria Nacional dos Esportes, do Ministério do Esporte e Turismo. Desenvolvido no âmbito do Programa Esporte na Escola está consolidado em 37 núcleos de 18 estados como Piauí, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Pará, Paraná e Minas Gerais.

Segundo o Coordenador Geral do Projeto, Cezar Castro, atualmente 13 mil estudantes brasileiros da rede pública de ensino praticam o esporte náutico popularizado pelo Navegar. Além disso, o projeto, em sua implantação, gera inúmeros empregos diretos. Em 2002 são 597 adultos com trabalho remunerado graças ao Navegar.

"Os menores beneficiados pelo Projeto Navegar recebem noções sobre preservação do meio ambiente, conhecimentos de segurança no mar e ainda a perspectiva do exercício profissional nesta área, além da atividade prazerosa influenciando positivamente na formação do seu caráter," ressalta Castro, entusiasmado com os futuros aquaviários.

O Coordenador explica que a prática náutica, realizada como ação complementar à escola, contempla jovens de ambos os sexos, residentes em comunidades ribeirinhas, lacustres e costeiras. Cada núcleo trabalha com 160 alunos, divididos em quatro turmas: uma para a vela, outra para o remo, outra para a canoagem e a restante para aulas e palestras, num sistema de rodízio entre as equipes.

O Projeto Navegar tem o reconhecimento da Comissão Interministerial dos Recursos do Mar, através do "Programa de Mentalidade Marítima - PROMAR" e apoios da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

Além do Navegar uma outra atividade de sucesso do Governo Federal, o Projeto Pintando a Liberdade deverá atravessar fronteira. A contar pelo interesse demonstrado, também o Chile e o Peru poderão formalizar as mesmas parcerias.